segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ambiente Alfabetizador

Ambiente Alfabetizador, um fator importante

para o aprendizado




Nas salas de alfabetização, o ambiente é extremamente valioso para que possa trabalhar a descoberta do mundo da leitura e escrita do aluno. Este espaço deve ser planejado de modo instigador, visando objetivos integrados com a disciplina e ao seu cotidiano, que estimule a sua curiosidade e vontade de aprender, ou seja, um lugar acima de tudo agradável, acolhedor e rico de informações.

É possível usar diversos materiais para a construção da alfabetização da criança como: painel de aniversariante, calendário, mural para expor os trabalhos e desenhos feitos por eles próprios, alfabeto ilustrado, letras móveis, cantinho da leitura, brinquedoteca, ilustrações e escritas de jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, listão de palavras, enfim, são inúmeros os recursos que podem ser utilizados nesta etapa de aprendizado do aluno, porém é importante que o professor como mediador, saiba transformar a simples sala de aula em um ambiente alfabetizador, propondo atividades em que utilize o material exposto, criando situações para o uso da linguagem escrita.

A prática da leitura pode ser mostrada pelos diferentes gêneros e para isso é importante que a criança tenha contato com variados textos. Não basta somente mostrar as histórias infantis e o abecedário e achar que a criança tenha assimilado tudo. Aprender a leitura de mundo, também inclui inserir o aluno nos diversos tipos de leitura mostrados através de bilhetes, cartas, jornais, revistas, anúncios, receitas, convites, cartões, figuras, entre outros. É essencial instruir e identificar, criar e recriar esses gêneros. Quando o professor faz esse trabalho em grupo, explicando cada item, orientando como fazer, o aluno passa a ter uma concepção maior das coisas. A participação da criança nesse desenvolver da atividade a deixa flexível para as soluções de aprendizado.

Porém, o que hoje é usado como um rico material de alfabetização, amanhã pode não ser o suficiente para o aprendizado do aluno, pois o mundo que envolve as crianças transforma-se constantemente e suas necessidades também modificam-se, exigindo do professor que ele incorpore esta atualidade sócio-cultural neste ambiente. “É preciso permitir que isto entre na sala de aula para que a criança que está mergulhada na sua cultura de origem e que naquela cultura se comunica bem, se expressa bem, compreende e é compreendida, venha a compreender que tudo aquilo que ela fala pode ser escrito. E escrevendo pode se comunicar à distância, ampliando assim sua interlocução, levando a sua voz mais longe.” (Mairce da Silva Araújo – www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart).






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