Turma/série: Desde o Ensino Infantil até Médio
Duração: Semestral
Material: Materiais recicláveis: garrafas pet, latinhas, tubos de papelão, cola, tesoura, papéis coloridos, lantejoulas, fita adesiva, cola colorida, tinta guache, pincéis, barbante, tampinhas de garrafas, canetinhas, lápis, cabos de vassoura, elástico, cartolina e CDS de músicas.
Produto final: Apresentação da bandinha
O ambiente alfabetizador escolhido tem como objetivo trabalhar com música e instrumentos musicais produzidos com materiais recicláveis.
Justificativa:
Preocupados com a falta de motivação em sala de aula, o projeto em questão foi desenvolvido para despertar nos alunos por meio da música, a vontade de aprender e desenvolver o gosto pela arte.
Os sons e os ritmos fazem parte da vida dos indivíduos desde a infância e exercem nas crianças significativa influência positiva. Por esse motivo, o ritmo produzido pelo encadeamento de alguns sons e a música propriamente dita são instrumentos riquíssimos para o trabalho pedagógico, pois contribuem para a socialização, aumentam a auto - estima, criam meios para diminuir a timidez, ajudam a canalizar o excesso de energia e agressividade.
A bandinha desempenha importante papel como complemento da educação musical. É uma atividade recreativa, educativa e socializadora. Oferece oportunidade à criança de educar o ouvido, desperta o gosto, a sensibilidade musical e a capacidade de improvisar. Embora o conteúdo desse trabalho muitas vezes seja realizado de forma mecânica e tradicional nas escolas, queremos mostrar formas de atividades contextualizadas, dinâmicas e motivadoras para serem desenvolvidas com a música.
Objetivos:
• Aguçar o senso rítmico e a percepção visual;
• Ampliar ou desenvolver o gosto pela música;
• Trabalhar a coordenação motora;
• Desenvolver a sociabilidade e afetividade;
• Sensibilizar - se para reciclar e consumo consciente.
Disciplinas:
Artes Visuais: Confecção de instrumentos musicais, utilizando-se de diversos materiais;
Língua Portuguesa: Trabalhar a escrita com letras de músicas e desenvolver a oralidade;
Ciências e Saúde: Utilizar materiais recicláveis conscientizando os alunos com ética e moral sobre a importância de reciclar.
Matemática: Raciocínio Lógico
Desenvolvimento:
• Promover uma roda de conversa com os alunos para pesquisar o repertório musical de cada um deles e levantar seus conhecimentos prévios sobre os diversos instrumentos e ritmos musicais;
• Orientar-los a fazer uma pesquisa em grupo sobre música e recortes sobre o três grupos de instrumentos musicais: de corda, de sopro, e de percussão;
• Apresentar a pesquisa e confeccionar um cartaz com as figuras dos instrumentos pesquisados e com a escrita do nome de cada instrumento colado.
• Apresentar para a turma música clássica e popular brasileira;
• Solicitar que elas tentem acompanhar o ritmo da música batendo palmas e dançar conforme o ritmo;
• Escolher a partir do gosto musical da turma, uma música para que seja trabalhada com a bandinha;
• Confeccionar com a turma um cartaz com a letra da música, em seguida fazer a leitura, solfejando a melodia, primeiro apenas os meninos cantam, depois as meninas; primeiro uma parte da turma, depois a outra batendo palmas e estalando os dedos;
• Explicar para os alunos e deixar sempre bem claro o significado das palavras usadas nas canções a fim de aumentar o vocabulário das crianças e fazer com que elas saibam o que estão cantando;
• Levar instrumentos musicais para que com a orientação correta do educador as crianças possam manuseá-los;
• Mostrar as crianças que os instrumentos são frágeis (principalmente se forem feitos com sucata), por isso devem ser usados com cuidado;
• Formar o hábito de após usarem os instrumentos, guardá-los no local apropriado (uma caixa grande enfeitada e com o nome Bandinha de preferência confeccionada com ajuda deles) e ensinar a cuidar e preservar o material que utilizam;
• Iniciar o tema sobre reciclagem, expondo para os alunos o conceito dos três Rs: Reutilizar, Reduzir e Reciclar. E nesta aula enfatizar para os alunos a importância de reciclar para diminuir os impactos sobre o meio ambiente;
• Requisitar que os alunos tragam materiais recicláveis para a confecção dos instrumentos da banda;
• Organizar as crianças em grupos e pedir para que cada grupo faça um tipo de instrumento como: chocalho, tambor, flauta, reco-reco, violão, pandeiro e etc.;
• Analisar junto aos alunos os diferentes tipos de sons (timbre) que cada instrumento reproduz.
Avaliação:
Todo o processo desenvolvido durante o projeto.
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário