domingo, 15 de novembro de 2009

Reciclagem e Consciência

     A palavra reciclagem se espalhou partir do final da década de 1980, devido ao aumento considerável dos descartáveis. A reciclagem é um fator importante tanto no campo ambiental, quanto nos econômico e social. Mas como contribuir para um mundo melhor? Reciclar é tornar aquilo que consideramos “lixo”, em matéria prima a ser reutilizada para o mesmo fim, com isso pode-se dizer que somente as indústrias conseguem fazer esse processo, mas não com todos os materiais. Portanto existem três R’s: Reciclar, reutilizar e reduzir.


     Como cidadãos, temos o papel de reutilizar e reduzir o consumo, além de separar os materiais a serem reciclados. Sem dúvida a redução do consumo de descartáveis é o ideal para o meio ambiente, pois além de diminuir a quantidade de materiais a serem jogados fora, consequentemente diminuiria os gastos dos recursos naturais.

     Há quem diga que reciclar não é bom, que o ideal ecologicamente falando é apenas consertar e reaproveitar. Dizem que a reciclagem de papelão utiliza água limpa, que depois volta ao meio ambiente poluída. Mas o fato é que são muitos os descartados na natureza e nas ruas, já havendo a reciclagem. E se não existisse?

     Há produtos que demoram muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente, e outros que nem chegam a ser absorvidos. O lixo hospitalar é perigoso se não é feita uma coleta, conforme as normas de segurança contaminam a natureza e provocam doenças e até mortes de quem vive em torno das instalações. Outro exemplo de materiais que podem prejudicar o meio onde vivemos são os produtos eletrônicos jogados juntamente com o lixo comum. Ao serem jogados, essas substâncias químicas presentes nos componentes eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água.

     Reciclar é amenizar um pouco desses males causados pelo "lixo" em todas as suas formas com maneiras possíveis e simples. Materiais que podemos reciclar: aço, alumínio, baterias, papel, plástico, embalagens longa vida, papelão, vidro, equipamentos eletrônicos, madeira, metal, pneus, resíduos perigosos e materiais radioativos.

Conscientizar e incentivar a criação de empresas de reciclagem é um papel do governo. Mas as pessoas também participam desse processo, deixar de jogar as coisas nas ruas, separar o lixo, poupar o meio ambiente é dever do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário